Blog

Papo de Médico para Médico

Médico / Pedro Barazzetti

01.06.2023

O primeiro plantão é inesquecível!

Até hoje tenho gravado na memória o primeiro paciente. Lembro de ser uma criança, por volta dos 3 anos, que veio ao pronto atendimento trazida pela sua mãe. Comecei minha carreira médica em 2020, no auge da pandemia de COVID-19, quando qualquer espirro já tinha diagnóstico certeiro. Como eu, recém formado - mal sabia ela, a mãe, que o filho dela seria o primeiro paciente da minha carreira - afirmaria que era apenas um resfriado? Que certeza eu tinha que não estava na frente de um caso que iria complicar? Na hora, me lembrava de algumas falas dos professores: meu jovem, firma a voz, receita de anti inflamatório na mão e manda retornar em caso de piora.

E foi assim que o paciente e a mãe saíram da consulta com a receita com meu nome, carimbo e CRM pela primeira vez. E, ainda bem, era só um resfriado mesmo. Hoje, quase 4 anos de formado, parando para analisar a situação, aquilo foi o que eu sempre fiz na faculdade, com a diferença que agora era eu que estava assinando - pequena diferença. Com o passar do tempo, a sirene de ambulância que fazia os batimentos cardíacos saírem de 70 para 170, ainda dá um frio na barriga, mas se torna um som de orgulho e admiração pela chance de tentar ajudar alguém. Mas não pense que as vezes não bate um desânimo. Mas essa é a rotina. Em um mesmo plantão se atende uma mãe que fica furiosa por que você não receitou um antibiótico para uma virose, e também a outra que fica aliviada por que o filho está apenas gripado!

Segue firme, é o seu momento e sim, vai dar tudo certo!
Nessa hora não tem porque você se preocupar com questões contábeis e financeiras, né? Conheça a Acanto, uma empresa criada por médicos e especializada em contabilidade e finanças. Nós vamos te ajudar a receber pelos plantões da forma mais tranquila e pagando menos impostos.
Para aquele plantão - desafiador - valer mais! Um abraço, Dr. Pedro Barazzetti.

Economista / Ezequiel Megiato

02.06.2023

Como pagar menos imposto?

Você já parou pra pensar o quanto paga de imposto? Bem, até para quantificar é difícil, mas, para arredondar, no Brasil, cerca de 40% de tudo o que é produzido vira imposto. Pagamos impostos diretos e indiretos. Por impostos diretos, cerca de 45% do total pago, entendemos aqueles que ocorrem a partir da renda, isto é, do salário, ao passo que impostos indiretos, os outros 55%, são aqueles que pagamos a partir de absolutamente tudo o que consumimos. A coisa é tão bizarra que, em 2023, é como se trabalhássemos até a metade de junho somente para pagar impostos.

Com tanto imposto a pagar, por óbvio, uma das coisas que mais procuramos saber é como pagar menos, legalmente, reforce-se. No direito tributário, chamamos a esperteza e a malandragem de sonegação, um nome suave para o que deve ser chamado de crime. Por outro lado, o mesmo direito tributário e as normas contábeis apontam para o planejamento tributário, uma forma organizada e, a partir da legislação, de diminuir o ônus fiscal. É aí que entram as diversas formas de contratações, como a carteira assinada, ou pessoa física (CLT) ou a pessoa jurídica (empresa médica). O médico, como se sabe, é um profissional que possui uma renda média superior às demais profissões e, somente por isso, já pagará mais impostos.

Hipoteticamente, ao ser contratado com carteira assinada (CLT), e ao ter um salário de R $10 mil, o profissional médico vai perceber um salário líquido (salário bruto, que no caso é de R $10 mil - impostos) de aproximadamente R $7.200,00. A título de comparação, ao prestar o mesmo serviço, mas via empresa médica (pessoa jurídica) o imposto a pagar se reduz à metade, aproximadamente.
A Acanto é uma empresa de médico, para médico e, dentre nossas soluções, oferecemos a ContabMed, uma empresa exclusiva para contabilidade de médicos e que oferece as melhores opções de planejamento tributário, da abertura à gestão contábil da sua empresa médica.
Pergunte-nos como te ajudar!